sábado, 25 de julho de 2009

Monumentos

Há muita coisa estranha em Angola. Julgo já ter mencionado isto uma ou outra vez. E como não podia deixar de ser, isso também se aplica aos monumentos.

Há um de mausoléu aqui em Luanda, que segundo conta, foi construído para serem lá sepultados os restos mortais de Agostinho Neto, o primeiro presidente angolano, pós independência. O complexo desta zona do monumento ainda está por acabar, e também não sei quando é que é suposto ficar pronto.
Ao que parece foi construído pelo soviéticos, que tinham relações muito próximas com o MPLA, durante a luta pela independência, bem como cuba, que enviou mercenários para combater.
Não são poucas as referências existentes aqui em angola à ex URSS e ao regime comunista, desde rua e avenidas (com nomes de Lenine e Karl Marx) à própria bandeira, com a sua foice e catana, algo semelhante à foice e martelo.

Mausoléu de Agostinho Neto.

Ao olharmos para o monumento, claramente que nos apercebemos da sua forma, digamos, diferente, e certamente que o mais semelhante que todos encontram com este monumento, é sem a menor dúvida...

Um foguetão!

Vai daí que derivada desta parecença e do seu breve historial, que alguns lhe chamam, à boca pequena, de "Spultnik".
Um trocadilho muito inteligente que pega no nome da primeira série de satélites soviéticos e na palavra sepultura (não esta, a normais).

Se há outros nomes? Eu nego categoricamente!

1 comentário:

  1. angola tem mais que um monumento??
    se tiver diga me como se chamam

    ResponderEliminar