quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Feriado!

Hoje é feriado aqui em Angola, por causa do Agostinho Neto, por isso é um dia que diz muito ao povo angolano, por isso ninguém trabalha!

Nos outros dias como não são especiais, trabalham pouco.

Tudo isto para quê?

É que recebemos indicações que temos que trabalhar hoje, porque a obra é para andar. Então, o cenário aqui é giro, só meia dúzia de expatriados, e da mão-de-obra local, nem um apareceu.
(confesso que a minha vontade também não era muito, vim só acabar umas coisas e planeava ir à praia, só que o tempo está uma porcaria...)

Este cenário desértico e de aparente inactividade, é já um cenário habitual nos primeiro dias do mês, que resulta dum fenómeno tipicamente angolano a que eu chamo "o fenómeno do principio do mês".

Isso consiste basicamente no seguinte. Fim do mês, os patrões pagam todos o "kubum" (dinheiro) aos trabalhadores (custa-me usar esse termo as vezes, tenho que passar a dizer, os empregados).

E então o que fazem eles?

Simples, não aparecem mais até acabar-se o ordenado.

Um angolano disse-me uma vez, "Com dólares no bolso eu nunca durmo sozinho."

Só que tendo em conta o baixo ordenado, o alto nível de vida em Luanda, e capacidade de esbanjar que os moços têm, esse período dura geralmente no máximo uma semana.

É começar a vê-los a regressar ao trabalho aos poucos, porque têm que comer, e os patrões dão-lhes o "chop-chop" (a comida) ao almoço. Apesar de ser aborrecido terem que voltar a trabalhar, sempre já não passam fome durante o resto do mês!

No próximo fim do mês é a loucura novamente. E assim desenrola-se esse fenómeno cíclico do principio do mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário