sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ainda...

É bastante usual estarmos a falar com um angolano e perguntar algo do género, "Então isto não está pronto?", já chateados de aquela merda não avançar, e obtermos uma resposta simples e concisa como "Ainda...", seguida de um sorriso.

Ok, ao início metia confusão. Mas ainda o quê? Ainda sim? Ainda não? Ainda? Só ainda?
Dá sempre aquela sensação de incompletude. Falta algo ali naquela resposta (e também no trabalho do gajo...).
Precisava que ele acrescentasse mais qualquer palavra, mas não, ficava-se por ali, a sorrir.


Certo é que a generalidade das pessoas após alguns instantes a puxar pela carola, concluem brilhantemente que o "ainda", nunca pode ser sim...
Que respondemos "ainda" sempre associado à sua conotação negativa. E que os parvos somos todos nós, os portugueses, que perdemos tempo, saliva, para não falar no trabalho que dá, ao acrescentar o não.

Será que é verdade?

Eu que não gosto nada deste tipo de desafios, lá me pus a pensar sobre se isto fazia sentido ou não.
E foi então que enveredei pela busca, aparentemente inglória, do "ainda sim", ou do "ainda talvez", de qualquer outro "ainda"! Tinha que existir, eu sentia-o aqui tão perto.
Certo é que nesta caminhada, descobri que não estava sozinho, há mais pessoas que, tal como eu, também acham que o "ainda", não pode ser sempre negativo.

Devido a este pequeno gesto da mais pura e inocente preguiça angolana, já se iniciaram grandes discussões e desenrolam-se debates acesos e acalorados, que opõem as duas facções extremistas. Nada de estranhar, todos nós sabemos que assuntos polémicos como a religião, política, o aborto ou o "ainda", tocam-nos sempre lá no íntimo de uma forma tão marcante que não deixa ninguém indiferente.

E após tudo isto, aposto que muitos de vocês já se entregaram de coração a tão fascinante assunto, e estão certamente a pensar quando é que se usa o "ainda" de forma não negativa.

Se eu já encontrei?

Ainda vou descobrir!

2 comentários:

  1. Acho que estás mesmo a precisar de férias: "ainda sim" ou "ainda talvez"... Achas mesmo que isto faz sentido?

    ResponderEliminar
  2. Já agora, se houver interesse numa explicação mais "formal":

    http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=28335

    ResponderEliminar