sexta-feira, 10 de julho de 2009

Como perder 3h da vossa vida?

Caso algum dia sintam que estão aborrecidos por terem excesso de tempo livre, e não sabem como perdê-lo de uma maneira estúpida e irritante, não se preocupem, venham para Luanda!

Esta cidade tem um vasto leque de opções à vossa disposição.
É a terra das oportunidades, assim do género dos EUA, mas neste caso, para vos fazer perder uma tarde numa tarefa mundana, como levantar dinheiro num banco.


Eu tive a necessidade de recorrer ao serviço bancário para o pagamento a um subempreiteiro nosso. Como já tenho conta num banco local para facilitar os reembolsos de facturas com a empresa, e precisava de uma quantia grande, que nas multicaixas não é possível levantar, tem um limite tal como em Portugal, tive que me atirar aos lobos e às filas infernais dos bancos, e aos seus seguranças de AK47 que por lá circulam.


Após 30min na fila para levantamentos, falando com o meu camba (ndr. amigo, companheiro em angolano) ele avisa-me que não posso levantar dinheiro em Kwanzas sem ter cheques. Como não tenho livro de cheques (quem é que tem?) vou perguntar aos balcões se têm livros de cheques ou cheques avulso. A resposta foi negativa para ambas... Bom, estava a ver a coisa negra (não literalmente).

A minha conta é em Kwazas, mas depois de perguntar como contornar a situação informaram-me que para levantar dólares não precisava de cheque. O que faz todo o sentido!

Porreiro! Então perguntei o que tinha que fazer, e responderam-me, "Tem que converter!". Passado um bocado, e com muita má vontade e falta de paciência, lá conseguiu explicar-me que tinha que tranferir internamente kwanzas da minha conta em kwanzas (conta 1) para a conta em dólares (conta 2), através de uma "conversão", e só depois é que podia levantar os dólares. Nada mais simples!

Tinha que mudar de fila...

Invadido pelo mais puro espírito angolano, meti-me a meio da fila ao pé do Bruno e do André (e ninguém reclamou :D), e lá esperei.

Chegou a minha vez!

A moça atende. Tenho que preencher um papel genérico, a pedir para levantar dólares
(porque é que não podia preencher essa folha para levantar kwanzas? eu perguntei, juro que perguntei... e a resposta? "Tem os processo que, e depois há as complicações, e coisas...").

O papel preenchido muda de balcão... Espero... Funcionário conversa ao telemóvel... Espero... A gaja pergunta se ele fez a conversão... Espero... Telemóvel... Amigo... Andam na letra... Espero... Amigo... Espero... Papel em cima da secretária... Eu pergunto se demora... Está quase... Espero... Chefe... Dá raspanete... Espero... Telefone... Espero... Conversão!

Mudo de balcão, para o caixa, vou levantar... Está tudo ok? Não! Era fácil de mais...
Dizem-me que não posso levantar o montante ($1200) que pedi porque há 1% de comissão nos levantamentos e a minha conta só tinha ($1200) disponíveis. Então só podia levantar $1188! Lembraram-se a tempo de me avisar...

O que vale é que por uma questão de pura sorte (podia ter tido perspicácia, mas sou honesto) pedi mais do que precisava, apenas para levantar um valor arredondado, sempre ficava mais bonito.
Foi a minha sorte, senão ia faltar dinheiro para o pagamento... E voltar a fazer o mesmo percurso não era opção agradável.

Recebo os dólares e ponho-me a andar! Tinham-se passado quase três horas desde que abri aquela porta! Estava esgotado e atrasado!
Ai os dólares. Dizem que são mais difíceis de arranjar em Angola do que os kwanzas. Dizem...


PS: Eu confesso que me passou pela cabeça fazer o câmbio dos dólares para kwanzas.
Perdia dinheiro, com as comissões e essas tretas todas, mas saia de lá com kwanzas, e feliz por ter contornado o sistema de modo a conseguir o que eu queria... Os kwanzas!
Quem me conhece sabe que eu era menino para isso. Não tivesse sido eu vencido pela burocracia irreal dos serviços angolanos, tinha feito. Oh se não tinha!

1 comentário:

  1. So, what on the ԁot is aurаωave аnyhow, and then pay for the асhieѵer that it's had since its handout- as easily as muscularity soreness in other extremities.

    My webpage :: aurawavereview.com

    ResponderEliminar