sábado, 27 de junho de 2009

Tradições ancestrais...

Sendo Angola um país antigo, com uma matriz cultural muito enraizada, os costumes e tradições vão sendo transmitidos de geração em geração, absorvidos pelos mais novos, adaptando-se aos constrangimentos do mundo moderno.

Não deixa de ser curioso que, o casamento, um cerimónia tão marcante em qualquer cultura ou sociedade, tenha sido tão corrompido como aqui em Luanda.

O "alembamento" (penso que é assim que se escreve) ainda mantém-se bem vivo. Para quem não sabe, esta tradição é uma espécie de dote, mas ao contrário. O coitado do noive é que tem que entregar algo, indo desde cabazes a caixas de cerveja, ao pai da noiva para comprar, perdão, para ter a honra de ter a mão da sua filha em casamento.

O que me fascina é o ritual, muito caricato, que se repete com bastante frequência ao que parece. Ainda ontem, vimos 3 diferentes à hora do jantar!
Os noivos e convidadas, após o casório, deslocam-se ao Belas Shoping, onde passeiam-se pelos corredores, recebendo os parabéns de quem por lá passa.
Tiram fotos, tal como em qualquer parte do mundo, só que em vez de ser com flores e majestosos jardins como pano de fundo, têm direito ao cartaz dos Transformers, ou do Ice Age 3.


Não entendam isso como fazer pouco dessas pessoas. É que não existem jardins públicos, não existem espaços privados acessiveis.
Acho que isso tem uma explicação muito mais profunda, é simplesmente o facto de Luanda não ter condições para uma classe média.
Se formos para um sítio minimamente decente e pagam-se logo balúrdios, ou não há alternativas com condições. Desde as casas dos noivos serem pequenas, aos "tascos" que, enfim... Só mesmo os ricos é que podem ter bodas típicas. Os outros, que são a maioria, têm que se desenrascar...

Vendo bem, não há mesmo alternativa melhor, o Belas Shoping não se paga (além do parque), tem um aspecto limpo e arranjado, e é espaçoso! E assim se criam tradições.

Agora o que me deixa curioso é, para onde iam estas pessoas há dois anos atrás quando não havia Belas?


3 comentários:

  1. o problema disto é que n foi isto q pedi nao e fogo .............????????????????????????:)

    ResponderEliminar
  2. Antes do Portugues chegar a terra que hoje se chama Angola, o pvo se devia em varias tribos as quais na maior parte do tempo vivam em paz no comprimento de suas fronteiras. este povo era regido por fortes tradicoes de senso humano e faternidade para com o proximo, porque mesmo havendo bastante abundacia de alimentos os os povos desta regiao na antiguidade, sabiam do valor de suas fuanas animais e florestais.
    No entanto depois que dos 500 anos de portugal, uma nova cultura tomou forma,o que hoje é Angola. A resistencia desse povo fez com que tradicoes com mais de 1000 anos permanecessem, sendo o alambamento uma delas. o segnificado deste gesto e: O homem tem de provar ao pai da noiva que tem o suficiente para iniciar a sua familia, e que é sensato e sábio o suficiente para a proteger. no caso de um vice-rei (soba) este poderia estender a suas riquezas ha mais de uma familia, daí este ter mais de uma mulher, em que a primeira mulher recebe a suegunda mulher, para que o patrimonio dessa familia aumente.
    Isto porque antes dos portuguses chegarem, a maior ocupacao dos homens era a casa,(sory by that, nao tenho c com cedilha),com um numero superior ao de hoje de animais e seus predadores, como leoes,leopardos, e outros como Hipopotamose corcodilos, o numero de homens disponivel era de um homen para 9 mulheres.Espero que isto ajude um pouco a emtender a nova Angola e suas tradicoes e influencias.

    ResponderEliminar