sexta-feira, 15 de maio de 2009

Paciência.

Acho que um dos maiores contributos que esta minha aventura por terras mwangolés terá no meu desenvolvimento pessoal, será sem a mais pequena dúvida, tornar-me uma pessoa mais paciente.

-Eu em Portugal que stressava se ficasse mais de 10min numa fila qualquer para ser atendido, passava-me. Aqui não há "maka"!

- Ficar parado numa fila de trânsito, e demorar mais meia hora para chegar a casa, passava-me. Aqui, se não moras e trabalhas em Luanda Sul, meia hora é coisa para meninos.

- Pensar que levar 1 hora no percurso casa trabalho era motivo para não aceitar um trabalho. Há pessoas que estão há mais de 6 meses a fazer 6 horas (3h+3h) todos os dias para ir trabalhar.

- Explicar mais que uma vez uma coisa a alguém, e a pessoa dizer sempre que percebeu, depois vais ver, e está a fazer precisamente o contrário...

- Haver 10 pessoas à volta de um trabalho, em que está um moço lá no meio a trabalhar, ao seu ritmo angolano (aqui faz calor, chefe), e os outros 9 a conversar e a ver.

- Teres que esperar alguns minutos no carro, a buzinar, para que o segurança te venha abrir a cancela, porque estava a dormir.

- Pedires algo num bar, o gajo diz ok, desaparece, volta serve outra pessoa, passado 5 minutos pensas que ele se esqueceu e pedes a outro. Pouco depois, chegam as coisas em duplicado.


Sinceramente, é preciso muito paciência ao princípio. Depois acabas por já nem ligar, habituas-te ao ritmo, e ris-te das situações.

Afinal estamos em Angola, chefe! Não há maka!




Glossário: "Não há maka". Significa, sem stress, não faz mal... Muito utilizada por cá. E cada vez mais percebo porque os pulas também a adoptam ao fim de uns tempos.

2 comentários:

  1. Estou pasmado com a tua evolução... concerteza virás com muita mais paciência para os problemas das mulheres...ao menos sempre serve para alguma coisa.
    E a comida? Isto de ir comer ao centro comercial não tá com nada!! Vê lá se aprendes a cozinhar alguma coisa "Angolana"!
    Teu cunhado João

    ResponderEliminar