terça-feira, 26 de maio de 2009

Sangano parte 1 - National Geographic

Na passada segunda-feira calhou ser o Dia de África. Que sem dúvida foi sempre o meu feriado favorito. Então quando calha junto a um fim-de-semana, não há nada melhor.
E como não existe em Portugal, e vocês todos tiveram que ir trabalhar (ou estudar), foi mesmo cinco estrelas!

Para comemorar esta efeméride tão marcante para a minha vida, resolvemos no domingo ir nos aventurar pelos meandros do continente mãe.
Fomos um grupo de 6, para que conste o Fernando, o Paulo, o Ambrósio (Não, não era o motorista, nem tinha Ferrero Rocher), o André, o Bruno e Eu. O Luís tinha ido para o Mussulo.

Como bons tugas que somos, combinamos sair às 9h em ponto, sem falta(!), para fugir ao trânsito e chegar lá cedinho para aproveitar o passeio ao máximo. Portanto, tal como previsto arrancamos pelas 10h30.

A caminho do desconhecido! Rumo à aventura! A adrenalina palpitava!

É verdade que falhamos de modo quase vergonhoso, não levamos nem geleira nem as sandochas para matar o bicho (o garrafão é que era)! Mas no entanto como planeávamos comer por lá um peixinho grelhado e uma mariscada, ninguém ficou preocupado.
O destino era:
- Cabo Ledo (+/- 100km)!

Para onde fomos afinal?
- Sangano (+/- 80km)!

Alteração esta motivada por incontingências (ou deveria eu dizer continências?) de percurso. Fomos parados pela polícia, logo depois de pagar as portagens da ponte sobre o Rio Cuaza (não me perguntem porquê, mas o rio escreve-se com CU, e a moeda com KW, fashion?) ao fim de quase um mês a escapar-lhe.
E como não podia deixar de ser, tínhamos os documentos do carro caducados há quase dois anos (viva o Director dos Transportes da empresa).
Iam apreender o carro, e para não estragar o nosso dia, lá tivemos que "desbloquear a situação". Duas notas de 2mil kz no meio dos documentos, e passamos a estar perfeitamente legais.

As coisas estavam a correr mesmo bem!

Esperava-nos um longo percurso, cerca de mais 1 hora de viagem!
Assim, para me entreter lá saquei da máquina fotográfica, para captar a magnífica vida animal no seu estado mais puro, e registar para sempre através da objectiva as pequenas preciosidades que nos deparássemos, assim numa de David Attenboroug. As expectativas de encontrar girafas, leões, elefante e gazelas eram bastante elevadas!


Resolvi abrir a janela para as fotos ficarem com melhor qualidade. Digo a título de curiosidade, que não andava de carro com a janela aberta desde que vim para Luanda, por motivos de segurança, por termos A/C e porque não pagamos a gasolina. E então lá andava eu de cabeça meio de fora da janela, a levar com o vento na cara, e por estranho que pareça até é uma sensação deveras agradável. Aqui que ninguém nos houve, começo a compreender os cães. Não tive foi coragem de por a língua de fora, confesso.

Os bichos que nos deparamos eram mesmo estranhos, diga-se que a fauna selvagem que encontramos nas imensas savanas africanas não parava de nos surpreender. Por tal, resolvi elaborar uma curta reportagem fotográfica, digna de fazer capa na revista do National Geographic.


O irrequieto Bicho-da-água. Ou será, a irrequieta Bicha-da-água?


Uma espécie de hiena, ou cão sarnento, dizem os nativos.


Dentro dos cesto, habitam as mais venenosas cobras africanas. Só saem à noite, pena.

Os famosos Abutres-da-Gasosa! Uma ave-de-rapina que aproveita-se da espécie pula.

Ao que tudo indica, uma carcaça de um majestoso elefante Africano.


Um jeco-rouba-chinelos-do-André. Um dos mais perigosos canídeos angolanos. Notem o olhar feroz que efectua para com o chinelo. (Amasing!)

O perigoso caranguejo-assassino-da-areia. Diz-se que um só espécime destes esquartejou um homem em mais de 3 mil bocados.

Um pula-cota-relativamente-forte-da-areia.

Amanhã continuo a reportagem com mais fotos de Sangano. O sítio é mesmo espectacular.

2 comentários:

  1. Gostei da reportagem, foi uma forma de conhecer animais exóticos e perigosos. Davas para jornalista da TVI!
    Só não gostei de "não andava de carro com a janela aberta (...) por termos A/C e porque não pagamos a gasolina." Já ouviste falar em sustentabilidade? :S
    ClaudiaM

    ResponderEliminar
  2. Sim já, mas também já ouvi falar em muito calor e em assaltos com carros parados em filas de transito.
    Portanto a sustentabilidade que se encontra aqui em causa será a minha. :P

    ResponderEliminar