sábado, 20 de junho de 2009

Monotonia

Apercebi-me que Angola é muita propicia à monotonia.

Não me refiro a momentos em que não temos o que fazer, ou a todos os dias serem iguais.
Porque Angola é uma verdadeira caixinha de surpresas, nunca se deve dizer que já vimos de tudo, há sempre alguém que ainda nos consegue fazer pensar, "Mas que merda é esta?!?!".
O certo é que com o passar do tempo, muitas coisas inicialmente estranhas já são filtradas e assumimo-las como normais de tão frequentes que são.

Neste país, ao contrário do nosso Portugal, o clima varia pouco. Só existem 2 estações, por assim dizer. O verão e a época do cacimbo. Por estranho que pareça, é no verão que chove.

Verão, começa a meio de Agosto e acaba a meio de Maio. Temperaturas constantes de 30s e tais, e uma humidade absurda. O sol é uma constante todo o santo dia.

Já no Cacimbo faz, digamos, frio. As temperaturas rondam os 26º durante o dia, à noite fica mais fresquinho, podendo chegar aos 23º. Por isso é altura de por as mantas na cama!
O cacimbo faz lembrar um pouco o clima em S.Miguel, o céu muito nublado e cinzento, com o sol a espreitar de vez em quando. Dura apenas 3 meses, Maio a Agosto, que é quando Portugal rouba o sol aqui no hemisfério sul.

A monotonia vai ao extremo de não mudar a hora. É sempre igual! Até o tempo é monótono. Agora é a mesma hora que em Portugal, e no inverno é uma hora a mais. O sol nasce às 6h e põe-se às 6h sempre, não falha!

Poderão os mais abertos ao mundo da moda (desminto categoricamente que o recurso ao termo aberto tenha o intuito de fazer humor com os homens que habitam no mundo da moda), pensar que esta é também monótona em Angola. Mas não!
Com o fim do verão em Maio, assisti no telejornal local à abertura da época cacimbo/cacimbo (não varia sentido aplicar o termo outono/inverno), com as camisa de manga inteira, saias até ao joelho (mas nada de meias de vidro, porque fica muito quente) e os mais diversos acessórios indispensáveis para ultrapassar o frio.

Não é de todo estranho vermos na rua alguém de t-shirt e cachecol ao pescoço durante o dia, sendo que à noite já há quem se socorra de umas boas luvas de lã!
Não vá terem uma hipotermia com os 23º nocturnos que se fazem sentir!
E assim se quebra a monotonia.
Ela pensa que está frio? Nunca esteve em Luanda no cacimbo...

1 comentário:

  1. Brilhante. Não te conhecia (ou não me lembrava?!) do teu jeitinho para a escrita. Tenho-me rido um bom bocado com os teus posts, para além de ficar a saber um pouco do que me espera se algum dia for para a Air Angola :) Continua e Felicidades

    ResponderEliminar