terça-feira, 19 de maio de 2009

Telemóveis.

Que eu acho que as coisas por aqui não funcionam muito bem, isto já deve ter transparecido para quem lê este blogue. No entanto resta saber porque isto acontece.
Às vezes, muitas vezes mesmo, será por culpa dos utilizadores, que não respeitam as regras, leis, ou simplesmente falta de civismo, e à boa maneira portuguesa, o "chico-espertísmo".

Outras vezes, há que reconhecer, é por culpa de quem fornece o serviço. Desde restaurantes a operadoras de telecomunicação, há coisas que de tão óbvias que são, é difícil de compreender como é que não se lembram de alterar certos procedimentos.

Aqui existem duas redes de telemóveis, a Movicel e a Unitel. A que tem mais utilizadores é sem dúvida a Unitel, um total de 5 milhões de utilizadores, pelo menos é o que diz a propaganda que passa na rádio repetidamente. Parece que tal como em Portugal, toda a gente com ou sem possibilidades, tem um aparelhinho destes.

Os carregamentos, dada a escassa utilização da rede de multibanco daqui, a MultiCaixa, são efectuados através de uns cartões tipo raspadinha, com um código que se introduz no telemóvel e fica-se com o saldo.

Até aí tudo aceitável, não fossem os UTT's.

Sinceramente não sei que alma é que certo dia acordou e lembrou-se: "Hoje estou aborrecido... Acho que me apetece complicar as coisas e criar confusão nas pessoas!", e lá conseguiu.

Um UTT é uma unidade de tempo do telemóvel, que obtemos no telemóvel quando o carregamos, com o tal cartão-raspadinha, com valores fixo de 900kz, 1350kz, e outros mais altos que nunca usei.


Sendo que 1UTT = 7,2 Kz, e que os UTT's são unidade fraccionáveis, obviamente que torna a conversão de UTTs para custo real, algo mesmo fácil para qualquer individuo.

Por exemplo se eu vós disser que o meu saldo actualmente são de 44,32 UTT's. Todos vós, sem excepção, dizem prontamente "Ah, claro! São 309,104 kwanzas."


PS: Chamo a atenção para o facto adicional de a unidade monetária mais pequena que existe ser uma nota de 5,00 Kwanzas. E não há cêntimos.

7 comentários:

  1. praticamente intuitivo... claro!!! :S

    bjs!

    Vi

    ResponderEliminar
  2. A tabuada de 7.2, não deste isso nos Açores???

    ClaudiaM

    ResponderEliminar
  3. Esta para mim, foi a máxima de Jan-2011.

    Andava a ver publicidade da Unitel e quis perceber essa coisa de UTT.

    Cmpts

    ResponderEliminar
  4. Um UTT é uma unidade de tempo do telemóvel - Meu Amigo tens que rever bem os manuais de telecomunicações de Angola, UTT - UNIDADE TARIFARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

    ResponderEliminar