segunda-feira, 27 de abril de 2009

Fim-de-Semana

Sábado

Chegou o fim-de-semana, e uma indecisão terrível confrontava-nos!
Piscina ou praia? A dúvida! O dilema! A indefinição!

Urgia optarmos... Se a piscina estava ali mesmo ao lado a um minuto a pé, com água quentinha, sol, e sem trabalho nenhum para lá chegarmos, mas não tinha bar!
Opção A.

Por outro lado tínhamos a praia! Água quentinha, meia hora de carro, sol, controladores (os arrumadores à moda de Angola), e com bar!
Opção B.

Como a preguiça era muita, o espírito angolano começa a entranhar-se, até mesmo para tomar decisões, ficamos pela piscina...

Depois de uma manhã com formação em Segurança e Higiene no Trabalho, a falar de não conformidades e de Sistemas de Gestão de Segurança, nós bem merecíamos isso!
Calça chinelos, toalha para o ombro, e vamos lá não fazer nada!
"Copinhos de Leite" em banho maria.

Os nossos colegas lá do norte (Fernando da Mulemba, Luís do Estaleiro) juntaram-se a nós. E como é um condomínio fechado, com segurança 24h, apertadíssima - até revistam as malas dos carros dos funcionários - eles só precisaram de dizer que eram nossos amigos para entrar sem lá irmos.

O sol já desaparecia, e os dedos já todos enrugados.

À noite fomos para o Miami e depois para o Jango. A noite aqui não é muito cara, comparando com Lisboa. Pagamos cerca de 12€ para entrar no Miami, com direito a 2 bebidas branca (mas bem servidas, não como os suminhos que dão em Portugal). O Bruno foi o condutor de serviço, por isso não bebeu, como um menino bonito. Fora isso é ver os outros a dançar, é Kizomba, Kuduro, música brasileira, e tarrachinha. Nós ainda não entramos no espírito, dançamos sozinhos, como se faz lá nas terras tugas. Se bem que amigos nossos já dominam isso, o Martinho já é o rei aqui do sítio.


Domingo

Tínhamos combinado no dia anterior, acordar cedo para irmos para fora de Luanda (claro que só depois de avisarmos os nossos superiores, que é obrigatório, o que iríamos fazer no Domingo às 9h por telefone), e como já se está mesmo a ver, não foi nada disso que fizemos!

Acordamos às 12h, ainda ensonados, há que aproveitar o domingo para acordar mais tarde, e fomos para a praia na Ilha de Luanda, depois de "mata-bichar". Note-se que o Luís dormiu no sofá do André, logo foi menos uma viagem secante a fazer, o que calha sempre bem!

Cadeiras do Caribe, que nós como bons tugas, não vamos estar a pagar se podemos ficar na areia de graça.

Mais para o fim da tarde, era hora do tacho, e lá fomos nós comer. Enquanto estava tipo lagarto, ouvi uns cotas a pedir uma tosta de lagosta com um batido tropical, e não sei porquê, houve qualquer coisa ali que me soou extremamente aliciante! Então foi isso que pedi.
(Mas pelos vistos parece que não sou o único que ouve as conversas dos outros na praia, porque o Bruno também queria pedir o mesmo.)

"Gasolinas" no Caribe, à espera das tostas.

Meia hora depois, depois de apanharem as lagostas, cozerem, desfazerem, fazerem o pão, lá chegaram as nossas tostas. E eram mesmo boas! Se bem que com toda aquela maionese... A ver vamos como a barriga se aguenta! Quanto ao bolso, foram 2000 kwanzas, incluindo gorgeta, ou seja, cerca de 20€.

A tão cobiçada tosta de lagosta.

Próximo fim-de-semana tem feriado e vai ser grande, vamos sair de Luanda, conhecer a Angola verdadeira.


Glossário

"Copinho de Leite" - Brancos acabados de chegar a Angola, que ainda não apanharam sol em cima;
"Gasolinas" - Brancos acabadinhos de chegar a Angola, que não dominam nada disto por aqui;
"Mata-Bicho" - Matar a fome, tirar a barriga da miséria, comer.
Kizomba, Kuduro e Tarrachinha - Danças e sons angolanos.

2 comentários:

  1. Hm..Acho que já não te vejo em Portugal tão breve:) Não faz mal, vou aí ter ctg depois :D Boa?:P ... Beijo, Meu damo :)

    ResponderEliminar
  2. Epa em caso de dúvidas, abilia sou eu Monika!LOL ...

    ResponderEliminar